Você gosta de conforto e praticidade em sua casa? Gostaria de poder ligar e desligar lâmpadas, acionar a cafeteira e controlar o abajur sem precisar acionar nenhum botão, utilizando somente a sua voz e sem nem precisar estar em casa? Se sim, neste post mostrarei como é fácil automatizar alguns equipamentos somente com a o comando da sua voz ou o seu smartfone, utilizando um interruptor inteligente wifi básico, e, detalhe, sem gastar quase nada com isto!

Bom, sem perda de tempo, vamos ao que interessa! Hoje em dia, a automação já é uma realidade e está ficando cada vez mais acessível, tanto no quesito técnico quanto no econômico. No mercado, já é possível encontrar sistemas de automação pra residências com preços acessíveis, como este interruptor Wi-Fi, que é um dos componentes mais fáceis de instalar na automação de residências. É instalado diretamente na linha de alimentação neutro e fase do equipamento a ser automatizado. Uma vez configurado, você pode controlar o dispositivo conectado ao interruptor através de um aplicativo no seu smartphone, ou por comandos de voz com assistentes virtuais como a Alexa da Amazon ou Google Assistente.

Mesmo sendo um interruptor bem simples, ele pode ser programado pra acionar automaticamente o que estiver conectado a ele com base em horários ou eventos. Por exemplo, ligar uma lâmpada no jardim ao pôr do sol e desligar ao nascer. Pode ser utilizado, ainda, em rotinas com outros equipamentos, como virtualizar uma chave three way, que é ter dois interruptores pra controlar o mesmo equipamento (muito utilizado em iluminação de locais onde há dois acessos). O mais comum, entretanto, é utilizá-lo em abajures e equipamentos elétricos simples, como ventiladores e cafeteiras.

Mas calma!!! Que já vou explicar como ele funciona! Antes, é interessante comentarmos sobre alguns dados técnicos do equipamento. Bom!!!… No exemplo vou utilizar um interruptor da MOES, mas que é semelhante a outras marcas, como SONOFF, Intelbras e Nova Digital. Entretanto, sempre é bom dar uma verificada no manual do equipamento. 

Um detalhe a se levar em conta é a tensão de funcionamento e a corrente máxima admitida. O que estou utilizando, por exemplo, é bivolt, pois ele vai de 90 a 250v, e a corrente admitida é de até 10 amperes. A amperagem limite é importantíssima ser considerada na montagem deste interruptor ou de qualquer equipamento no meio de uma rede elétrica. Para isto, é sempre bom verificar qual a potência de seu equipamento.

Existe uma fórmula simples pra você confirmar se seu equipamento poderá ser ligado ou não ao interruptor. Se você procurar na etiqueta do equipamento, vai verificar que a maioria têm escrito a potência em WATS (W) e a tensão em VOLTS (V). Para exemplificar, pegaremos uma cafeteira cuja potência na etiqueta é de 600W e a tensão nominal de 220V. Então, seguindo a fórmula básica do cálculo de potência chega-se ao valor da corrente consumida pela cafeteira em 3 ampreres (a). Veja o cálculo abaixo:

Tensão V(v) = 220v

Potência P(W) = 600w

(W) = V(v) x I(a)

I(a) = P­(W) / V(v)

I(a) = 600 / 220

I(a) = 3a

Assim, essa cafeteria pode ser conectada diretamente à rede usando o interruptor do exemplo, já que este suporta corrente de até 10 amperes.

Quanto à instalação em si, em primeiro lugar, vale sempre ressaltar que não se deve “brincar” com eletricidade. Você tem que levar muito a sério, porque qualquer erro pode ser fatal! Portanto, sempre que for realizar qualquer serviço relacionado à rede elétrica, nunca esqueça de desligar a chave geral ou o disjuntor do local onde você for trabalhar. E pra se prevenir ainda mais, é bom ter em mãos uma chave de teste para verificar tomadas ou fios.

Agora vamos a parte boa da coisa, … a parte prática! 

Você vai ver que este interruptor Wi-Fi é super fácil de instalar! Ele tem dois bornes de entrada, um pro neutro e outro pro fase, e mais dois bornes de saída pro equipamento a ser ligado. Tem também um botão liga/desliga, que serve, também, pra auxiliar na instalação, conforme veremos a seguir. Quando você liga na rede elétrica, aciona um LED azul, e quando você aperta o botão, a lâmpada liga, e quando você aperta novamente ela desliga.

Após a ligação básica do interruptor Wi-Fi, a ligação física, vamos pra parte da automação. Pra isso vamos usar o aplicativo Smart Life pra cadastrar o produto (Use o QR Code para baixar o APP).

Com o aplicativo aberto podemos configurar vários tipos de dispositivos, mas vamos selecionar o dispositivo de iluminação.

Na próxima tela do aplicativo de automação residencial pede para sincronizar o dispositivo, que no caso é o interruptor Wi-Fi. Basta apertar o botão do interruptor Wi-Fi até o LED começar a piscar, depois clique na mensagem do aplicativo confirmando que o interruptor Wi-Fi está piscando.

Na primeira configuração do aplicativo de automação residencial vai pedir para conectar na sua rede Wi-Fi. É só digitar a sua senha e confirmar. Após isso, o aplicativo de automação começa a sincronizar o interruptor com a rede Wi-Fi.

Finalizando, aparece uma tela para nomear o interruptor incluído. Assim, coloque o nome de sua preferência. Em seguida clique no botão “concluído” e está pronto a configuração.

Continuando, a fim de realizarmos testes, na próxima tela do app aparece um botão de interruptor desligado, onde é possível testar se a configuração funcionou corretamente ou não. É só clicar no botão e ver se é possível ligar ou desligar o equipamento conectado.

Na tela inicial do aplicativo, o interruptor já está cadastrado e pronto para ser usado. O aplicativo de automação residencial permite cadastrar mais de um interruptor Wi-Fi, então caso for configurar mais de um dispositivo, recomendo marcar com uma fita cada interruptor para não confundir na hora de passar para a instalação final.

Para comandar as lâmpadas com voz é preciso de um google home ou Amazon Alexa, e a única coisa que ele precisa é um ponto de tomada e conexão com a mesma rede Wi-Fi dos interruptores Wi-Fi. O google home e Amazon Alexa se conectam com a sua conta através do aplicativo google home ou Alexa, e se comunicam ao aplicativo Smart Life. Assim, podemos controlar cada um dos interruptores Wi-Fi já configurados por comando de voz, falando apenas “Ok google, acender lâmpada X” (nome escolhido) ou “Alexa, acender lâmpada X”.

Então se quiser uma automação simples, basta usar o celular para controlar toda a iluminação. Se quiser ainda mais comodidade e praticidade por comando de voz, aí você pode optar pelo google home ou Amazon Alexa!

Caso queira mais detalhes, acesse o vídeo abaixo para ver tudo o que conversamos aqui neste post.

 

Interruptor wi-fi Basic MOES
Interruptor wi-fi Basic Nova Digital