E aí pessoal. Eu sou Luiz Andre Costa e sejam bem vindos BLOG Domótica Em Ação. Hoje estou aqui pra conversarmos mais um pouco sobre o lançamento da Amazon em maio de 2023, a Echo Pop.

Eu já postei um vídeo aqui no canal apresentando esta Smart Speaker, Configure a ECHO POP em menos de 5 minutos! E hoje trago para você um review mais completo onde vamos analisar 7 detalhes que podem ajudar você na decisão de comprar ou não este dispositivo!

1º) Tamanho e peso

Em termos de peso, a Echo Pop possui 199g contra os 300g da Echo Dot 3 e 304g da Echo Dot 5 e quanto ao tamanho, a Echo Pop é quase uma Echo Dot 5 partida ao meio e sua parte frontal tem o mesmo diâmetro de uma Echo Dot 3.

2º) Qualidade de Som

A Echo Pop conta com um alto-falante de 5 cm com direcionamento de áudio frontal. Na prática, ela entrega um som bastante alto, com um alcance sonoro bem longo. É possível, por exemplo, preencher tranquilamente um ambiente.

Mas a qualidade sonora é mediana. Em um volume intermediário, ela consegue entregar um áudio bem equilibrado. Entretanto, no volume máximo, um pouco dessa qualidade é perdida. Os médios e agudos, por exemplo, ficam chiando um pouco, e isso pode afetar a experiência ao ouvir músicas. Os graves deixam a desejar, se comparados com os outros equipamentos Echo.

Porém, por ser um modelo de entrada, isso é completamente compreensível, afinal, a Echo Pop não é um dispositivo focado na reprodução de músicas, e sim, na automação, como um dispositivo auxiliar, sendo ideal pra ambientes menores, como um escritório, por exemplo.

3º) Integração com Casa Inteligente e Alexa

Apesar de ser um modelo mais simples, a Echo Pop funciona, basicamente, como qualquer outro smart speaker da linha Echo no dia-a-dia. Com ela, é possível controlar dispositivos de casa conectada, interagir com a Alexa, tocar músicas, entre outras atividades que a assistente virtual permite, apenas com comandos de voz.

4º) Processador

A Echo Pop conta com o mesmo processador da Echo Dot 5, o AZ2 Neural Edge. Na teoria, esse componente promete mais agilidade para executar os comandos e realizar suas atividades. No dia-a-dia, não dá pra notar tanta diferença entre a rapidez da Echo Pop e os modelos da geração passada, mas o AZ2 tem, de fato, um desempenho ligeiramente superior, tornando as respostas mais ágeis.

5º) Conectividade

A Echo Pop conta com conexão Bluetooth e Wi-Fi. Dessa forma, ela pode se conectar com dispositivos externos — como caixas de som mais potentes — pra a reprodução de músicas (Na descrição deixei um link de um vídeo onde mostro como fazer a conexão com uma caixa de som bluetooth).

A conexão Wi-Fi é de 2,4 GHz ou 5 GHz. Dessa forma, ela é compatível com roteadores mais recentes e avançados, mas também pode ser pareada normalmente com roteadores mais antigos que tinham somente o padrão de conexão de 2,4 GHz.

Um ponto negativo é que, assim como a nova Echo Dot de 5ª Geração, ela não tem conector P2 pra um cabo auxiliar como tem na Echo Dot 3. Dessa forma, se quiser conectá-la a um dispositivo externo, é preciso apelar para o Bluetooth.

6º) Visual

A Echo Pop se destaca pelo visual diferente dos outros modelos mais recentes, com a sua parte frontal plana em vez do padrão esférico que popularizou as smart speakers da Amazon nos últimos anos.

Com este design, o áudio é todo direcionado a frente. Apesar desta característica de som direcional estar presente, de certa forma, também na echo dot 4 e 5, neste modelo a percepção do som direcional é bem maior.

Quanto a cores disponíveis, no Brasil, por enquanto, somente é oferecida nas cores branca e preta. Nos estados unidos é oferecida em 4 cores. A Echo Dot 5, por sua vez, é oferecida nas cores, branca, preta e azul.

7º) Preço

A Echo Pop apresenta um preço bastante acessível, sendo uma ótima opção pra quem busca um alto-falante inteligente com um orçamento mais restrito. É oferecida com custo igual à Echo Dot de 3ª geração, sem relógio. Por outro lado, a Echo Dot 5 traz consigo recursos aprimorados, mas com um valor um pouco mais elevado em cerca de 25% comparando com a Echo pop.

Conclusões

Se você não quer gastar muito, não é muito exigente com a qualidade de som e quer um equipamento pequeno pra sua mesa de escritório, um balcão da cozinha, ou outro ambiente que deseje som direcional, a Echo Pop é uma boa escolha.

Entretanto, no mesmo custo dela temos a Echo Dot 3, que não possui um processador tão rápido quanto o AZ2 da Echo Pop (No dia a dia não mostra-se tão necessário) e nem um design tão chamativo, mas possui uma qualidade de som melhor, uma saída auxiliar de som do tipo P2 e o botão de ação, sem a necessidade de falar a palavra de comando pra acionamento do dispositivo.

Mas se você quer um equipamento com som de maior qualidade nos graves e agudos, além de uma melhor resposta aos comandos, além da possibilidade de possuir um display, um acelerômetro pra parar as músicas e alarme somente com um leve tapinha e, também, sensor de movimento e sensor de temperatura ambiente, então você tem que adquirir uma Echo Dot 5.

No link para o vídeo que deixei abaixo você terá mais informações sobre Echo Pop. Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar nos comentários.